Operação Olho no Olho – São Sebastião: Fiscalização Humanizada do Coren-RJ Garante Segurança e Qualidade

22.01.2024

No último final de semana, durante o feriado de São Sebastião, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) promoveu uma ação inovadora e crucial para a garantia do exercício profissional seguro e de qualidade: a Operação Olho no Olho – São Sebastião. Este evento foi uma manifestação clara do compromisso do Coren-RJ em assegurar que os profissionais de enfermagem desempenhem suas funções de maneira eficiente, ética e responsável em todos os espaços de atuação.

A fiscalização é a atividade-fim dos Conselhos Regionais de Enfermagem, e sua missão é essencial para a sociedade, visando proteger a saúde e o bem-estar dos pacientes. O Sistema de Fiscalização do Exercício Profissional da Enfermagem do Departamento de Fiscalização do Coren-RJ adota uma abordagem baseada no processo educativo, estimulando valores éticos e valorizando o trabalho dos profissionais de enfermagem.

A Operação Olho no Olho representa um ato fiscalizatório humanizado, diferenciando-se pela abordagem orientadora que visa não apenas identificar possíveis irregularidades, mas também proporcionar suporte e direcionamento aos profissionais de enfermagem. Este modelo de fiscalização reconhece a importância do diálogo e da parceria entre o Conselho e os profissionais, criando um ambiente propício para o desenvolvimento conjunto.

Durante a operação, as equipes do Coren-RJ atuaram de maneira dinâmica, seguindo um planejamento estratégico que abrangeu o desenvolvimento, controle e implementação de melhorias. Essa abordagem se alinha com os princípios da administração pública, assegurando transparência e efetividade nas ações do Conselho.

Além de identificar e corrigir possíveis irregularidades, a Operação Olho no Olho também serviu como uma oportunidade para reforçar a importância do comprometimento ético na prática da enfermagem. Os profissionais foram incentivados a participar ativamente do processo educativo proposto pelo Coren-RJ, promovendo uma cultura de constante aprimoramento e responsabilidade.

O sucesso da Operação Olho no Olho – São Sebastião reflete o compromisso do Coren-RJ em promover um ambiente de trabalho seguro e de qualidade para os profissionais de enfermagem, contribuindo diretamente para a proteção da sociedade. A abordagem humanizada adotada durante a fiscalização demonstra uma visão inovadora do Conselho, focada não apenas na identificação de problemas, mas também na construção de soluções e no fortalecimento da relação entre a entidade e os profissionais que representa.

Confira as fotos da Operação: