Coren-RJ realiza reunião com Responsáveis Técnicos e elucida dúvidas sobre exercício profissional e ética
22.12.2015
O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro realizou na manhã desta segunda-feira (21/12) reunião, na Associação Brasileira de Imprensa, com os enfermeiros responsáveis técnicos (RT) e comissões de ética das unidades de saúde afetadas pela crise em todo o estado. No encontro, foram discutidos os problemas e situações vivenciados pela enfermagem, as estratégias de forma a contribuir com o cumprimento do exercício legal da profissão através de ações fiscalizatórias e da ética, além do fornecimento de orientações jurídicas aos profissionais acerca dos seus direitos.
Os principais problemas elencados pelos RT’s em suas unidades foram a falta de insumos essenciais para a assistência, o que vem deixando alguns hospitais parcialmente fechados. Um segundo ponto muito debatido – apesar do Coren-RJ não possuir legitimidade sobre este tema – foi a falta de pagamento do mês de novembro e a segunda metade do décimo terceiro salário. Outro problema que também preocupa a maioria dos responsáveis técnicos é a possível ocorrência de faltas nas datas festivas, como Natal e Reveillon.
As coordenadores do departamento de fiscalização do Coren-RJ, Kátia Calegaro e Sabrina Seibert, orientaram que tudo que for ordenado pelos chefias nas unidades, deve ser registrado por escrito. O redirecionamento de pacientes não pode ser de responsabilidade única do enfermeiro e que o remanejamento de pessoal pode ser feito, desde que o profissional saiba fazer a função que será submetido. Além disso, foi elaborado um plano de contingência, colocando, durante o recesso, as enfermeiras fiscais à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações técnicas aos profissionais.
Outras sugestões foram também encaminhadas pela Presidente do Coren-RJ, Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell. Entre elas, a realização de reuniões com o secretário estadual de saúde, Felipe Peixoto e o governador, Luiz Fernando Pezão, uma assembleia popular com todas as entidades da esfera da saúde e a solicitação de apoio ao Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro. Maria Antonieta encerrou o evento com a seguinte frase: “O Coren-RJ não irá se omitir em um momento como este. Esta autarquia estará sempre presente junto a sociedade e ao profissional de enfermagem fluminense.”
Participaram também da reunião a deputada estadual Enfermeira Rejane, o assessor especial do Coren-RJ, Elderson Silva, a procuradora geral, Fábia Souza, a conselheira e secretária municipal de saúde de Silva Jardim, Thereza Abrahão, o procurador José Lima Júnior, a coordenadora do departamento de ética, Ana Lúcia Teles, o ex-presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus e a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem do Rio de Janeiro, Sônia Alves.