Coren-RJ apoiará a Secretaria de Educação na fiscalização dos cursos técnicos de enfermagem

Órgãos atuarão em conjunto para incrementar os cursos técnicos em Enfermagem

16.03.2018

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) e a Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) assinaram um termo de cooperação técnica, na última quinta-feira (15), no Centro de Estudos e Capacitação da Enfermagem Fluminense (CECENF), na Glória. O acordo, assinado pela presidente do Coren-RJ, enfermeira Ana Lúcia Telles e o secretário estadual de Educação, Wagner Victer, visa a regularização dos cursos profissionalizantes de nível médio da rede privada, que colocam anualmente no mercado milhares de técnicos de enfermagem.

Participaram também da cerimônia a deputada estadual Enfermeira Rejane, a presidente do Conselho Estadual de Educação, Malvina Tuttman, o diretor de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo da Seeduc-RJ, Alessandro Sathler, a Coordenadora de Inspeção Escolar, Monique Malla e conselheiros do Coren-RJ.

O acordo é resultado de um esforço antigo empreendido pelo Coren-RJ desde a intervenção na autarquia em 2008. Em 2012, a vice-presidente Maria Therezinha Nóbrega, tornou a buscar o diálogo, realizando diversos encontros com as direções e coordenações dos cursos técnicos de enfermagem do estado do Rio de Janeiro e também com a SEEDUC. Porém, somente agora, este acordo foi formalizado. A professora Therezinha Nóbrega aceitou fazer parte do grupo de trabalho que norteará as ações da parceria Coren-RJ/SEEDUC.

Para a presidente do Coren-RJ, enfermeira Ana Lucia Telles, este é um acordo histórico: “Há 10 anos buscamos esta parceria e agora conseguimos concluí-la. Um dos maiores legados que podemos deixar para a categoria de Enfermagem é a busca contínua de regulação do setor, para a formação de excelência dos profissionais que atuam na área”, comemorou.

O secretário de Educação acredita que o processo de fiscalização dos cursos pela sua pasta terá maior eficiência, graças ao suporte técnico oferecido pelo Coren-RJ. Para Wagner Victer, a principal ideia da parceria é melhorar a qualidade da formação técnica, principalmente das escolas privadas: “É fato que existem instituições que não estão formando adequadamente os profissionais e nós temos que unir esforços para combater isso.”, reconhece. O secretário acredita ainda que outros estados irão copiar esta iniciativa e fez uma previsão: “Esta medida institucional deverá perpassar do meu mandato. Assim, quem vier a assumir a SEEDUC, deverá, pelo bem da governança e transparência, manter a parceria”, concluiu.

Para a deputada Enfermeira Rejane, única representante da Enfermagem na ALERJ, políticas corretas devem ser continuadas. Ela agradeceu em especial ao diretor de Inspeção Escolar, Certificação e Acervo da Seeduc-RJ, Alessandro Sathler , pela sua disposição e participação ativa junto ao Coren-RJ, esclarecendo e abrindo caminhos para a formalização do Acordo Técnico. Rejane assinalou sobre a importância de se conhecer bem o processo de formação: “A nossa preocupação sempre foi o usuário da Saúde, que não pode ser atendido por profissionais mal qualificados que são jogados no mercado de trabalho.”

Já a professora Malvina Tuttman, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE RJ), lembrou que a entidade a qual preside desautorizou os cursos de Educação à Distância e que somente os realizados no Estado do Rio de Janeiro são autorizados pelo CEE RJ.

A próxima reunião da comissão está marcada para o dia 19 de março. Na ocasião, serão debatidas formas de operacionalizar o acordo.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...