Artigo: O desafio de fiscalizar desde o começo da pandemia de Covid no Rio de Janeiro
17.03.2022

A gerente do DEFIS assina este texto, após a Divisão receber homenagem do Cofen, durante o 12º SENAFIS
O Coren-RJ vem atuando de forma incansável durante a Pandemia COVID-19.
Em 2020, foram inúmeras denúncias relacionadas à falta ou inadequação de equipamentos de proteção individual (EPI). Além de fiscalizar, enviamos centenas de ofícios às Promotorias de Tutela Coletiva e Ministério Público do Trabalho.
Realizamos reuniões com gestores, representantes de órgãos ministeriais, parlamentares e secretários municipais de saúde, com o objetivo de garantir condições dignas de trabalho e EPI adequados aos profissionais de enfermagem pela assistência livre de danos à sociedade. Presenciamos cenas que jamais sairão das nossas memórias. Vimos profissionais exauridos, sem água potável durante o plantão. Enfermeiros e técnicos deitados no chão no horário de descanso noturno. Profissionais com salários atrasados comparecendo aos plantões somente com o recurso financeiro para custear a passagem de transporte público. Identificamos vínculos laborais precários, sobrecarga e dimensionamento das equipes de enfermagem inadequados. Todos os Hospitais de Campanha foram fiscalizados e frequentemente monitorados.
Não podemos deixar de mencionar que membros da nossa equipe também adoeceram e, juntos, atravessamos momentos difíceis.
Fiscalizamos todos os hospitais federais junto à juíza Carmen Silva Lima de Arruda com o objetivo de adequarmos o serviço oferecido por essas unidades no estado do Rio de Janeiro.
Visualizamos o sofrimento físico e psíquico dos técnicos e enfermeiros, e lutamos com todas as nossas armas por condições dignas.
Entendemos que o nosso papel é fundamental para a sociedade. Essa menção honrosa foi recebida com muita alegria pela equipe do Departamento de Fiscalização do Coren-RJ. Ainda temos muitos desafios pela frente, entre eles, a aprovação do PL 2564/2020. Mas estamos vigilantes e permaneceremos empenhados na luta por condições justas.
Enfermeira Danielle Bartoly
Gerente da Divisão de Fiscalização do
Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro