Justiça determina que Hospital de Bonsucesso contrate 101 enfermeiros e 94 técnicos de enfermagem

Fonte: http://extra.globo.com/noticias/rio/justica-determina-que-hospital-de-bonsucesso-contrate-101-enfermeiros-94-tecnicos-de-enfermagem-17037466.html#ixzz3en2pwTvq

03.08.2015

O Juiz Federal Antônio Henrique Corrêa da Silva, da 32ª Vara Federal, determinou liminarmente que a União promova a contratação emergencial de 94 enfermeiros e 101 técnicos e auxiliares de enfermagem para lotação no Hospital Geral de Bonsucesso. O pedido de tutela antecipada foi feito durante audiência em ação civil pública movida pelo Conselho Regional de Enfermagem, em que foi ouvida a diretora de Enfermagem do Hospital. Segundo a decisão, o número de contratações determinado é o mínimo para garantir as condições mínimas de funcionamento dos diversos setores do hospital. A carência de servidores também foi constatada pelo próprio Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde – DENASUS, em relatório técnico que foi juntado aos autos do processo.

Na decisão, o juiz também determinou que o hospital mantenha aberto ininterruptamente o setor de triagem e classificação de risco, serviço que “deve ser feito por profissional de enfermagem devidamente habilitado”. Segundo se apurou, o hospital tem todas as condições humanas e materiais para manter o serviço funcionando, o que garantiria o atendimento de todos os pacientes que procurassem a emergência. Porém, os chefes de plantão médico constantemente determinam a interrupção do serviço e nessas ocasiões, eles mesmos passam a aceitar e recusar pacientes, com base em informações passadas por recepcionistas do hospital. Segundo decidiu o Juiz Federal, essa interrupção “não apenas redunda na negativa de atendimento de alguns pacientes,como coloca todos os pacientes sob o risco de uma triagem pelo recepcionista do hospital”.

De acordo com sentença, o Hospital de Bonsucesso deve cumprir imediatamente a decisão, viabilizando a contratação nos próximos 60 dias. Após as alegações finais das partes, o processo será concluso para sentença, quando serão apreciados outros pedidos formulados pelo Conselho Regional de Enfermagem.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...