1ª Jornada Ética da Enfermagem do Hospital Samaritano de Botafogo


13.12.2021


O Hospital Samaritano de Botafogo, da Rede Américas, realizou nos dias 9 e 10 de dezembro a sua 1ª Jornada Ética de Enfermagem, promovida pela 2ª Comissão de Ética de Enfermagem Institucional (CEEI) da unidade, de acordo com a Resolução Cofen 593/2018 – Art. 3. O conselheiro enfermeiro Paulo Fichter representou a presidente do Coren-RJ no evento coordenado pela enfermeira colaboradora do Departamento de Ética, Rosimere Maria, responsável pelas implantações e desenvolvimento das CEEI no Rio de Janeiro.

Participaram pelo Samaritano, a enfermeira responsável técnica, Bianca​ Araujo de Barros, da Unidade de Internação Clínica e presidente da CEEI do Samaritano Botafogo, pela enfermeira de Rotina da Gerência de Enfermagem e secretária da CEEI, Márcia Cristina Quevedo, e da suplente da CEEI, a técnica de enfermagem da Unidade Coronariana, Ana Caroline Bogado Lessa. Foram dois dias de socialização e apresentação da segunda Comissão de Ética Institucional, reunindo seis turmas de profissionais, que foram divididos em três grupos cada dia. Na abertura, a RT enfermeira Bianca agradeceu a presença e parceria do Coren-RJ, e passou a palavra à presidente da CEEI, que explicou a cada equipe as funções da Comissão na instituição, apresentando seus membros, em seguida.

O conselheiro Paulo Fichter fez explanação sobre os projetos o compromisso da gestão, ressaltando que as Comissões de Ética de Enfermagem representam os Conselhos Regionais de Enfermagem nas unidades de saúde ou em instituições onde há Serviço de Enfermagem. O conselheiro reforçou a importância e responsabilidade dos membros das CEEI, lembrando as funções das Comissões: educativa, consultiva, conciliação, orientação e vigilância ao exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.

Para melhor ilustrar sua palestra, a coordenadora enfermeira Rosimere Silva fez apresentação com imagens (PowerPoint) para cada grupo, explicando sobre a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, Código de Ética, direitos, deveres e vetos. “Mostrei exemplos no dia a dia da assistência, apontando a importância do registro da enfermagem como aliado nas sindicâncias realizadas pela CEEI, a partir das ocorrências éticas”, informou a coordenadora, que também abordou a Resolução Cofen 554/2017, que estabelece os critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos profissionais de enfermagem, em meio de comunicação de massa, na mídia impressa, e nas redes sociais. “O respeito, a comunicação entre as equipes de enfermagem são fundamentais para a qualidade da assistência, e o equilíbrio emocional entre os pares, já que o maior desafio está em conciliar as questões interpessoais entre os profissionais de enfermagem”, finalizou Rosimere Silva.

 

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro

Av. Pres. Vargas, 502 - 3º, 4º 5º e 6º andares - Centro, Rio de Janeiro-RJ, CEP 20071-000

(21) 3232-3232


Horário de atendimento ao público

08:00–17:00 - Mais informações em https://www.coren-rj.org.br/carta-de-servicos-canais-de-atendimento/

Loading...